Lula chega à Holanda na véspera do início de sua visita de Estado

Haia, 9 abr (EFE) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou hoje à Holanda, onde na quinta-feira iniciará uma visita de Estado de dois dias na qual será acompanhado de sua esposa, Marisa Letícia Lula da Silva.

EFE |

O avião no qual Lula viajava pousou, como previsto, no aeroporto de Roterdã (sudoeste do país), informou à Agência Efe a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores Ana Luiza Martins.

Junto ao presidente chegaram o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim; o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge; o titular da Secretaria-Geral da Presidência, Luiz Dulci; o ministro-chefe da Secretaria Especial de Portos, Pedro Brito; e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

A delegação, que não fez declarações à imprensa, enfrenta amanhã uma agenda acirrada, que começará com a recepção de Lula pela rainha Beatriz da Holanda no Palácio Noordeinde, residência oficial da monarca.

Além disso, o presidente, que quer promover a cooperação com a Holanda no setor de biocombustíveis, se reunirá com representantes da vida política holandesa, entre eles o primeiro-ministro, Jan Peter Balkenende.

Depois de se reunir com uma delegação de 15 empresas holandesas em Amsterdã, o dia terminará com um jantar de Estado oferecido pela rainha.

Na sexta-feira, último dia da visita, Lula terá a oportunidade de almoçar com os membros do Governo, se reunirá com líderes sindicais, participará de um seminário empresarial Brasil-Holanda, assinará uma série de acordos bilaterais e, após assistir a um show de samba, dará por encerrada sua viagem.

O programa da primeira-dama, que tem caráter particular, inclui visitas a museus e pontos turísticos, segundo fontes diplomáticas.

EFE mr/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG