Lula chega à Guatemala

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou nesta segunda-feira à Guatemala para uma visita oficial na qual analisará com seu homólogo guatemalteco, Alvaro Colom, as possibilidades de investimentos em energia, desenvolvimento social e segurança.

AFP |

Lula chegou à sede da Força Aérea Guatemalteca, ao sul da capital, de onde seguiu para o Palácio Nacional, para ser recebido por Colom.

Entre os temas previstos na agenda estão os mecanismos de financiamento para a compra de seis aviões brasileiros.

Segundo Colom, o financiamento para comprar os aviões e um moderno sistema de navegação será de 99 milhões de dólares.

No encontro, os dois presidentes também analisarão programas para a produção de etanol na Guatemala, assim como a participação da Petrobras em projetos de exploração de petróleo e gás em águas profundas guatemaltecas.

Nesta terça-feira, Lula conhecerá de perto dois programas sociais da Guatemala: o Escolas Abertas, que permite aos jovens permanecer nos centros educacionais nos finais de semana, e os Restaurantes Solidários, onde a população pode tomar café da manhã e almoçar a baixo custo.

Os dois programas são baseados em projetos similares aplicados no Brasil.

Lula chegou à Guatemala procedente de El Salvador, onde participou da cerimônia de posse do presidente de esquerda, Mauricio Funes.

Da Guatemala, Lula seguirá para a Costa Rica.

ec/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG