Lula chega a Cuba para firmar acordo petroleiro e conversar com Raúl Castro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou nesta quinta-feira a Cuba para firmar um acordo de exploração de petróleo e se reunir com o líder Raúl Castro, a fim de fortalecer os laços políticos e comerciais entre os dois países, constatou a AFP.

AFP |

Lula, que realiza sua segunda visita a Cuba este ano, foi recebido por Ricardo Cabrisas, vice-presidente do Conselho de Ministros, no Aeroporto Internacional José Martí, procedente de San Salvador, onde participou da XVIII Cúpula Ibero-Americana.

O presidente brasileiro se dirigiu ao Palácio das Convenções para conversar com Raúl Castro, e pode ser recebido pelo líder histórico cubano Fidel Castro, afastado do poder desde julho de 2006 por problemas de saúde.

Lula convidará formalmente Raúl Castro para a Cúpula da América Latina e Caribe sobre Integração e Desenvolvimento, em 16 e 17 de dezembro, na cidade de Salvador, o que será a primeira viagem do presidente cubano ao exterior desde que assumiu o poder.

Durante a atual visita, as estatais Cubapetróleos e Petrobras firmarão um contrato de participação na produção de petróleo, segundo fontes oficiais.

Lula se reunirá com as autoridades da Defesa Civil para analisar a situação de Cuba após a recente passagem dos furacões Ike e Gustav, e manifestará a solidariedade brasileira.

O presidente também inaugurará o escritório da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos do Brasil (APEX) em Havana, antes de regressar a Brasília, às 15H30 local (18H30 Brasília) de sexta-feira.

cb/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG