Lula chega à Costa Rica para visita oficial

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou na tarde desta terça-feira à Costa Rica para estreitar os laços entre os dois países e ampliar a cooperação técnica e comercial, constatou a AFP.

AFP |

Esta é a primeira vez que o presidente Lula visita oficialmente a Costa Rica, terceira e última etapa da viagem iniciada em El Salvador, na segunda-feira, para a posse de Mauricio Funes, antes de passar pela Guatemala.

Lula destacou que é preciso "trabalhar com afinco (...) para aprofundar nossa cooperação e abrir uma nova e promissora página nas relações entre Costa Rica e Brasil".

O líder brasileiro espera que durante sua presidência no Sistema de Integração Centro-Americano (SICA), que começa em 1º de julho, a Costa Rica "se empenhe para que esta entidade e o Mercosul possam concluir um acordo de associação".

Lula elogiou a "inestimável contribuição à causa da paz" realizada pelo presidente da Costa Rica, Oscar Arias, que "lidera um país cujas realizações no campo social e econômico são uma referência para um continente que busca o desenvolvimento sustentável em um ambiente de fortalecimento da democracia e do respeito aos direitos humanos".

Arias foi ao Brasil em julho do ano passado, e as visitas marcam o "amplo potencial de oportunidades que se abrem em nossa relação em uma ampla gama de setores, incluindo comércio, investimentos e cooperação técnica".

A visita de Lula "responde à firme vontade dos dois países de aprofundar suas relações de cooperação política, comercial e cultural", destacou o vice-chanceler local, Edgar Ugalde Alvarez.

Lula, que jantará esta noite com Oscar Arias na residência oficial, manterá diversas reuniões de trabalho na quarta-feira.

af/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG