Lula chega à Costa Rica em visita centrada em energia e crise

San José, 2 jun (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou hoje à Costa Rica para fazer uma curta visita oficial, que se acredita que será dominada por temas como energia e a crise econômica mundial.

EFE |

Lula aterrissou, depois de sair da Guatemala, no aeroporto Juan Santamaría, nos arredores de San José, onde foi recebido pelo vice-chanceler, Édgar Ugalde, e imediatamente foi levado a seu hotel. O presidente não participará de atos públicos hoje.

Ao descer do avião, o presidente deu rápidas declarações de saudação amistosa à Costa Rica e disse que com a visita, de 24 horas, espera "estreitar a relação" entre ambas as nações.

Amanhã Lula receberá as boas-vindas com honras em San José e se reunirá com o presidente costarriquenho, Óscar Arias.

A visita de Lula acontece em resposta à feita por Arias no ano passado ao Brasil.

O ministro da Presidência costarriquenho, Rodrigo Arias, antecipou dias atrás que a Costa Rica está especialmente interessada em aprender com a experiência brasileira em biocombustíveis.

Segundo ele, o presidente costarriquenho tem interesse em conhecer em primeira mão a leitura que o Brasil faz da crise atual.

Lula fez essa semana uma breve viagem por vários países centro-americanos, que começou no domingo em El Salvador, onde na segunda-feira participou da posse do presidente Mauricio Funes.

Entre segunda e hoje, antes de ir para Costa Rica, o presidente visitou a Guatemala, onde se reuniu com Álvaro Colom.

Após a reunião formal de amanhã, Arias oferecerá um almoço a Lula e o presidente brasileiro voltará ao Brasil ainda pela tarde. EFE nda/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG