Lula chega à Bolívia para encontro com o colega Evo Morales

CHIMORÉ, BOLÍVIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou neste sábado à região do Chapare, no centro da Bolívia, onde se reunirá com seu colega boliviano, Evo Morales. Lula assinará um contrato para o financiamento de uma estrada e repassará a agenda bilateral.

Redação com agências internacionais |

Agência Estado
O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva é recepcionado por Evo Morales na Base Aérea da Unidade Móvel de Patrulha Rural (UMOPAR), em Chimore, na Bolívia, neste sábado
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva é recepcionado por Evo Morales na Base Aérea da Unidade Móvel de Patrulha Rural (UMOPAR), em Chimore, na Bolívia, neste sábado

Vários assuntos em pauta

Apesar de a reunião ter sido decidida para acertar as condições do crédito brasileiro para a construção da estrada, os dois dirigentes devem conversar sobre outros assuntos.

Lula e Morales vão se reunir em um restaurante próximo ao aeroporto para falar ainda sobre as relações energéticas, a venda do gás boliviano ao Brasil, as dívidas da Petrobras com a Bolívia e sobre a luta contra o narcotráfico.

Os dois também analisarão um convênio de cooperação científica e tecnológica para o uso das maiores reservas de lítio do mundo, que ficam no oeste boliviano.

Escala em Cochabamba

Lula chegou ao aeroporto da localidade de Chimoré por volta das 11h45 (horário de Brasília), a bordo de um avião da FAB.

Acompanhado do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, e do ministro da Comunicação Social, Franklin Martins, o chefe de Estado brasileiro foi recebido com honras militares por Morales e pelo vice-presidente boliviano, Álvaro García Linera.

Antes de chegar ao Chapare, Lula e sua comitiva fizeram uma escala no terminal aéreo da cidade de Cochabamba. Na localidade, o presidente foi recebido pelo prefeito Gonzalo Terceros e pelos ministros das Relações Exteriores, David Choquehuaca, e da Justiça, Celima Torrico.

Leia mais sobre: Evo Morales

    Leia tudo sobre: bolíviaevo moraleslula

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG