Lula, Chávez e Morales assinam acordos de cooperação

Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, da Bolívia, Evo Morales, e da Venezuela, Hugo Chávez, estão nesta sexta-feira na localidade amazônica de Riberalta, no nordeste da Bolívia, para assinar acordos históricos de cooperação e integração, constatou um jornalista da AFP.

AFP |

Lula e Morales assinarão um acordo em virtude do qual o Brasil concederá à Bolívia um crédito de 230 milhões de dólares para asfaltar uma estrada de 412 km, que ligará a localidade de Rurrenabaque, ao norte de La Paz, a Riberalta.

A idéia é construir uma estrada de 600 km conectando La Paz à cidade brasileira de Porto Velho, em Rondônia.

O presidente boliviano também receberá de Chávez um crédito de 300 milhões de dólares para levar adiante um amplo programa viário.

Os três dirigentes também assumirão por escrito o compromisso de empreender ações conjuntas que contribuam para a preservação do meio ambiente e para a proteção das populações indígenas que vivem na Amazônia.

A visita de Lula e Chávez também tem como objetivo manifestar apoio a Morales, que colocará seu cargo em jogo em um referendo revogatório marcado para o dia 10 de agosto.

A localidade de Riberalta, de 92.000 habitantes, se encontra no departamento de Beni, que votou a favor da separação de La Paz junto com as províncias de Santa Cruz, Tarija e Pando. Uma manifestação contra a presença de Chávez na cidade foi convocada pelo comitê civil de Riberalta, informou seu dirigente, Mario Aguilera.

"Não é que somos contra os acordos que devem ser assinados, é que não concordamos com a presença de Chávez", declarou Aguilera a emissoras locais, criticando a ajuda financeira enviada por Caracas ao governo boliviano de esquerda. Em dois anos, Chávez enviou cerca de 100 milhões de dólares ao governo de Morales.

Grupos de camponeses pró-Morales se deslocaram a Riberalta nas últimas horas para expressar seu apoio ao presidente boliviano.

jac/yw

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG