Lula apóia proposta de Berlusconi de ampliar o G8

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou nesta segunda-feira em Roma seu apoio à proposta da Itália de ampliar o G8, o grupo formado pelos sete países mais industrializados e pela Rússia, para que nações emergentes como o Brasil sejam incluídas.

AFP |

"Não faz sentido que questões que afetam toda a humanidade continuem sendo tratadas somente pelos países ricos", declarou Lula depois de um encontro com o presidente italiano, Giorgio Napolitano.

Lula iniciou nesta segunda-feira uma visita oficial de três dias à Itália. O presidente do Brasil será recebido na terça-feira pelo chefe do governo italiano, Silvio Berlusconi, e se reunirá com os presidentes do Senado, Renato Schifani, e da Câmara dos Representantes, Gianfranco Fini.

Quinta-feira, Lula será recebido pelo Papa Bento XVI no Vaticano. Ele viajará em seguida a Washington para participar da conferência do G20.

"A Itália tem um papel fundamental" no diálogo entre as grandes economias mundiais, comentou Lula, expressando seu desejo de que países como o Brasil, a Índia, a China, o México e a África do Sul sejam convidados à próxima cúpula do G8, prevista para julho de 2009 na ilha italiana de Magdalena, na Sardenha.

Lula ainda confirmou que conversará com Berlusconi sobre a crise financeira.

kv/yw

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG