Lugo rejeita presença de 500 militares dos Estados Unidos no Paraguai

O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, rejeitou nesta quinta-feira a presença de 500 militares norte-americanos no país prevista para 2010, como parte de um programa de exercícios das tropas chamado de Novos Horizontes.

AFP |

"Não é uma rejeição categórica. Simplesmente, não achamos conveniente que o Comando Sul dos Estados Unidos esteja presente no Paraguai com 500 homens para esse tipo de exercícios", afirmou o mandatário em uma entrevista coletiva à imprensa.

A embaixadora dos Estados Unidos em Assunção, Liliana Ayalde, lamentou a decisão oficial.

"É uma decisão lamentável, mas a respeitamos", ressaltou a diplomata a jornalistas.

"Esperamos que isso não seja um indício de rejeição ao restante de nossos programas. Não temos nada que indique isso", ressaltou Ayalde.

Na coletiva, Lugo explicou que as lideranças do continente reunidas na União de Nações Sul-americanas (Unasul), em termos de defesa, segurança e soberania, "apostam na integração regional em primeiro lugar".

O presidente paraguaio frisou que na reunião de ministros das Relações Exteriores e de Defesa dos doze países da Unasul na terça-feira em Quito "foi muito questionada a grande presença de soldados norte-americanos em bases militares da região".

"Uma mobilização de 500 pessoas, militares e profissionais dentro do país não passa despercebida. Por isso, creio que não seja prudente nem conveniente", a chegada de tropas norte-americanas ao Paraguai, insistiu Lugo.

A embaixadora dos Estados Unidos explicou que o "Novos Horizontes" é um programa humanitário que envolve cuidados médicos e odontológicos a populações pobres no interior do Paraguai, além da construção de escolas e de postos de saúde, e a capacitação de militares paraguaios.

Com isso, considerou que com a decisão oficial serão suspensas cerca de 19.000 consultas médicas previstas para pessoas com poucos recursos.

hro/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG