Lugo recebe núncio em primeira reunião após vitória eleitoral

Assunção, 24 abr (EFE) - O presidente eleito do Paraguai, Fernando Lugo, recebeu hoje o núncio apostólico, Orlando Antonini, na primeira reunião formal do ex-bispo rebelde com o representante do Vaticano no país, após as eleições gerais do último domingo.

EFE |

Antonini não quis comentar detalhes de sua conversa com Lugo e se limitou a dizer aos jornalistas que a posição do Vaticano sobre a situação do suspenso membro da Igreja Católica e futuro presidente do Paraguai será anunciada em breve.

O ex-bispo de San Pedro (centro), a região mais pobre do país, foi suspenso "a divinis" pelo Vaticano em 2007, após renunciar no Natal de 2006 a seu estado clerical para se dedicar à política.

Isso significa, segundo o Código de Direito Canônico, que o "sacerdote ou bispo continua obrigado aos deveres a ele inerentes, embora suspenso do ministério sagrado".

Lugo, em entrevistas posteriores à sua vitória eleitoral, que significou a quebra de 61 anos de hegemonia do Partido Colorado, afirmou que prefere "continuar pertencendo a esta Igreja", a qual tanto ama, e, "ao mesmo tempo, buscar uma saída de consenso que pode beneficiar a todos e, sobretudo, ao povo paraguaio".

Antonini participou na quarta-feira passada de uma reunião da Conferência Episcopal Paraguaia (CEP), na qual os bispos deste país afirmaram que respeitam "o presidente eleito do Paraguai" e que manterão "as relações de colaboração entre a Igreja paraguaia e o Estado".

O bispo Adalberto Martínez explicou que a CEP espera que Lugo defina sua situação com o Vaticano até 15 de agosto, quando o ex-prelado terá que assumir o poder para um mandato de cinco anos.

O ex-bispo, de 56 anos, derrotou a governista Blanca Ovelar à frente da Aliança Patriótica para a Mudança (APC), integrada pelo Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA), segunda legenda eleitoral, vários partidos minoritários e 30 partidos políticos, camponeses, sindicais e de esquerda. EFE lb/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG