Assunção, 9 jul (EFE) - O presidente eleito do Paraguai, Fernando Lugo, nomeou hoje o ex-senador Carlos Mateo Balmelli como o futuro diretor paraguaio da hidroelétrica de Itaipu.

A designação de Balmelli, do Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA), que representa a principal força política dentro da Aliança Patriótica para a Mudança (APC), partido que levou Lugo ao poder nas eleições de 20 de abril, foi anunciada pelo chefe de gabinete do presidente eleito, Miguel Ángel López Perito.

Pouco após ser divulgada a nomeação do ex-legislador, que assumirá após Lugo tomar posse, em 15 de agosto, um grupo de representantes do Movimento Popular Tekojojá (MPT) se manifestou perante a APC em rejeição ao anúncio.

Além disso, alguns dirigentes que apóiam o vice-presidente eleito, o liberal Federico Franco, questionaram a nomeação de Balmelli, que tinha denunciado ser vítima de fraude após ser derrotado nas primárias pelo futuro segundo homem principal do Executivo.

Perito destacou, no entanto, que a decisão já foi tomada pelo presidente eleito e descartou que as posições opostas possam gerar algum tipo de crise dentro da APC.

Após saber da designação, o ex-legislador disse que Itaipu "deixará de servir aos interesses de grupos políticos" paraguaios e acrescentou que fará todo o possível para obter o tratamento justo das reivindicações do país perante a hidroelétrica. EFE rg/db

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.