Lugo fará primeira visita oficial ao Brasil no próximo dia 17

Brasília, 5 set (EFE).- O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, fará sua primeira visita oficial ao Brasil no próximo dia 17, informou hoje o chanceler paraguaio, Alejandro Hamed.

EFE |

O ministro das Relações Exteriores brasileiro, Celso Amorim, recebeu Hamed hoje. O paraguaio explicou, em entrevista coletiva, que Lugo aceitou o convite feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Os chanceleres participaram de uma reunião nesta sexta-feira, com duração de cerca de duas horas. No encontro, analisaram as relações bilaterais, a situação do Mercosul, o processo de integração na América do Sul e outros assuntos da agenda internacional.

O ministro paraguaio aproveitou a ocasião para defender o ingresso da Venezuela no Mercosul. A adesão de Caracas já foi aprovada pelos Parlamentos de Argentina e Uruguai, mas ainda depende da autorização dos Congressos de Brasil e Paraguai.

Hamed explicou que o Governo de Fernando Lugo "esperará a chegada do momento oportuno" para tratar o assunto com o Parlamento de seu país, mas disse estar esperançoso de que o Congresso eleito recentemente não colocará empecilhos à adesão venezuelana.

No âmbito bilateral, Hamed indicou que um dos assuntos tratados com Amorim, embora não de uma forma "profunda", foi a reivindicação do Paraguai com relação aos preços da energia gerada na represa hidrelétrica de Itaipu.

O tratado constitutivo de Itaipu diz que Brasil e Paraguai têm direito cada um a 50% dos 14 megawatts de potência instalada da hidrelétrica, e que a energia não utilizada deve ser vendida ao outro sócio no negócio, a preços fixados.

Amorim disse hoje em entrevista coletiva que reiterou a Hamed a oferta do Brasil de construir uma linha de alta tensão de Itaipu a Assunção, com custo de cerca de US$ 200 milhões.

Segundo o chanceler paraguaio, essa oferta e outros pontos relacionados a Itaipu serão tratados durante a visita de Lugo ao Brasil, no próximo dia 17. EFE ed/fr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG