Lugo entrega a Marco Aurélio Garcia reivindicações do Paraguai em Itaipu

Assunção, 1 ago (EFE).- O presidente eleito do Paraguai, Fernando Lugo, entregou hoje ao assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia, as exigências do país na hidroelétrica de Itaipu, que ambas as nações compartilham sobre o Rio Paraná.

EFE |

Garcia se reuniu em Assunção com Lugo, que assumirá a Chefia do Estado no dia 15, e com o futuro diretor paraguaio de Itaipu, Carlos Mateo Balmelli, que, por sua vez, deve se reunir hoje à tarde com o diretor-geral brasileiro da hidroelétrica, Jorge Samek.

"A equipe de Lugo nos apresentou um memorando extremamente interessante no qual há questões a discutir, de natureza econômica até questões jurídicas e obviamente políticas sobre Itaipu", disse em entrevista coletiva o assessor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Sobre o conteúdo do memorando, Garcia disse que não acha ser "prudente divulgá-lo antes que o Governo brasileiro o analise", mas acrescentou que é "uma excelente pauta de discussão".

O assessor destacou ainda que conversou com o presidente eleito sobre a formação de uma comissão especial para tratar do tema da hidroelétrica após a posse de Lugo.

Ele ressaltou que o ato de posse de 15 de agosto, ao qual está previsto que assista Lula, da mesma forma que muitos líderes da região e delegações de vários países, será propício para coordenar a primeira reunião oficial entre os presidentes do Brasil e Paraguai.

"Começamos bem, começamos com um acordo sobre a metodologia, sobre os temas que temos que discutir e esperamos que esse clima positivo que se instalou hoje em dia possa apressar as negociações que vamos estabelecer sobre Itaipu", afirmou García, que, na véspera, foi recebido pelo presidente do Paraguai, Nicanor Duarte.

EFE rg/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG