outras opções além de Kirchner para secretaria da Unasul - Mundo - iG" /

Lugo diz que há outras opções além de Kirchner para secretaria da Unasul

Costa do Sauípe (Bahia), 16 dez (EFE).- O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, disse hoje que há outras opções além do ex-presidente argentino Néstor Kirchner para ocupar a Secretaria-Geral da União de Nações Sul-americanas (Unasul).

EFE |

"Há outras possibilidades também. Sim, vamos dizer", respondeu à Agência Efe o líder paraguaio, que não quis citar outros possíveis candidatos, mas afirmou que o assunto será tratado na cúpula de líderes que este organismo realiza hoje na Costa do Sauípe, na Bahia.

A candidatura de Kirchner foi apresentada pelo presidente equatoriano, Rafael Correa, e conta com o apoio, entre outros, dos governantes da Venezuela, Hugo Chávez, e da Bolívia, Evo Morales.

No entanto, o presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, anunciou semanas atrás seu veto à candidatura de Kirchner, devido às diferenças que mantém com o ex-líder argentino.

Vázquez critica Kirchner por não ter agido para retirar os ambientalistas argentinos que há dois anos mantêm bloqueada a ponte fronteiriça que liga Gualeguaychú e Fray Bentos, em protesto contra a construção da fábrica de celulose da Botnia.

Na sexta-feira passada, a presidente do Chile, Michelle Bachelet, que está na Presidência temporária da Unasul, enviou a seus colegas a agenda oficial da reunião de hoje deste organismo, formado pelas 12 nações sul-americanas.

No entanto, no documento não estava - como desde maio vinha sendo feito - a escolha das autoridades do organismo multilateral, segundo o jornal "Clarín", da Argentina. EFE mf/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG