mais sólida em visita a Brasília - Mundo - iG" /

Lugo defende integração regional mais sólida em visita a Brasília

Brasília, 7 mai (EFE).- O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, defendeu hoje uma integração regional muito mais sólida, ampla e aberta ao futuro, ao visitar o Congresso brasileiro.

EFE |

"Convém a todos crescer juntos; esta é a aposta que fazemos na América Latina", ressaltou Lugo durante a visita ao Senado, onde foi recebido pelo presidente da Casa, José Sarney.

O presidente paraguaio ressaltou que seu país exporta basicamente produtos agropecuários, e quer dar um salto à industrialização.

Nesse sentido, Lugo destacou a importância da ajuda dos países vizinhos.

"Achamos que os países que já puderam dar esse passo podem estender a mão ao Paraguai. A ninguém convém ter um vizinho pobre, pois, às vezes, isso pode significar não uma ameaça ou um perigo, mas um certo incômodo", ressaltou.

Sarney, por sua vez, pediu a Lugo para que o considerasse um "grande amigo do Paraguai", pois ressaltou que está disposto a colaborar para resolver as divergências que possam existir entre os dois países.

A declaração foi uma referência velada às divergências em torno da hidroelétrica de Itaipu, que o Paraguai ameaça levar à Justiça internacional.

A questão da central será o ponto central das reuniões que Lugo manterá hoje em Brasília com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nas quais também serão discutidos outros assuntos como a construção de infraestruturas na fronteira e cooperação em diversas áreas sociais.

"Temos que lutar para crescer juntos. Esse é o sentimento do Brasil em relação ao Paraguai", expressou Sarney, segundo a "Agência Senado".

Antes de visitar o Senado, Lugo esteve na Câmara de Deputados, onde se reuniu com o presidente da Casa, Michel Temer, e defendeu o trabalho conjunto com o Brasil para "superar grandes e pequenas dificuldades". EFE joc/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG