Lugo confirma que estará na Cúpula da Unasul junto com Nicanor Duarte

Assunção, 20 mai (EFE).- O presidente eleito do Paraguai, o ex-bispo Fernando Lugo, estará presente na Cúpula de Constituição da União das Nações Sul-americanas (Unasul) na próxima sexta-feira em Brasília, junto com o atual chefe de Estado, Nicanor Duarte.

EFE |

Lugo, que assumirá a Presidência no dia 15 de agosto, acompanhará Duarte e a sua comitiva oficial, que devem chegar ao Brasil horas antes do encontro da Unasul, informou a Aliança Patriótica para a Mudança (APC), coalizão que apoiou o ex-bispo nas eleições gerais de 20 de abril.

A fonte informou, além disso, que Lugo, que viajou hoje a Montevidéu, onde prevê se reunir na próxima quinta-feira com o presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, estará acompanhado no Brasil por Walter Rojas, futuro secretário privado da Presidência.

Entre os temas que serão debatidos em Brasília figuram os relacionados com a assinatura da Ata Constitutiva da Unasul, que requer um consenso entre seus representantes: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador e Paraguai, assim como de Uruguai, Venezuela, Suriname, Peru, Guiana e Chile.

Lugo, cujo triunfo nas urnas colocou fim a 61 anos de Governo do Partido Colorado, e Duarte, que ao concluir seu mandato ocupará uma cadeira no Senado, também viajaram juntos para a 5ª Cúpula América Latina-Caribe-União Européia (LAC-EU, na sigla em inglês), que foi realizada na semana passada em Lima, onde ambas as autoridades paraguaias desenvolveram agendas independentes. EFE rg/fb

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG