Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Lugo chega amanhã ao Brasil com Itaipu como principal tema

Brasília, 16 set (EFE).- O chefe de Estado do Paraguai, Fernando Lugo, fará amanhã sua primeira visita oficial ao Brasil e discutirá com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva diversos assuntos, com especial ênfase nas questões relativas à usina de Itaipu.

EFE |

Lugo esteve em Brasília pela última vez em 2 de abril, 18 dias antes das eleições em que se tornou presidente do Paraguai, e já então expressou sua preocupação com os preços que o Brasil paga pela eletricidade produzida na hidroelétrica.

Segundo Lugo, o preço deve ser revisado e aumentado para US$ 2 bilhões, um ponto que o Brasil não aceita e sustenta que só pode ser discutido a partir de 2023, quando o tratado vencerá.

O Brasil já admitiu indiretamente que as condições desse contrato não favorecem o Paraguai e ofereceu compensações que sirvam para ajudar o desenvolvimento do país vizinho, que também é membro no Mercosul, junto com Argentina e Uruguai.

Sobre Itaipu, a intenção do Paraguai, já aprovada inicialmente por Lula, é instalar uma mesa técnica de trabalho para tentar resolver as diferenças.

Outro assunto importante nas relações bilaterais é a situação dos chamados brasiguayos, camponeses brasileiros que vivem em ambos os lados da fronteira entre os dois países, se dedicam ao cultivo extensivo de soja e manifestaram preocupação com a reforma agrária planejada pelo Governo Lugo.

Fontes oficiais brasileiras disseram à Agência Efe que os presidentes também deverão analisar medidas para reforçar os controles na tentativa de frear o contrabando fronteiriço, que vai desde cigarros até armas.

Além disso, está previsto que Lula e Lugo ratifiquem seu apoio ao presidente boliviano, Evo Morales, a exemplo do que foi feito na cúpula da União de Nações Sul-americanas (Unasul) ontem, no Chile.

EFE ed/rr

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG