plano de emergência e integração com Uruguai - Mundo - iG" /

Lugo anuncia plano de emergência e integração com Uruguai

MONTEVIDÉU - O presidente eleito do Paraguai, Fernando Lugo, deseja fortalecer a unidade continental e a integração regional, e planeja percorrer seu país para elaborar um plano de emergência com medidas de saúde, contra a fome e o desemprego, informou a imprensa uruguaia.

Ansa |

Lugo planeja percorrer três vezes o Paraguai para elaborar um plano que implique "a tomada de medidas urgentes para aliviar a fome, a ausência de proteção na saúde e o desemprego, em especial, entre os grupos indígenas", revelou ao jornal La República.

O ex-bispo católico, que assumirá o governo em 15 de agosto, enfatizou sua "sintonia absoluta" com o presidente uruguaio, Tabaré Vázquez, com quem, segundo disse, "compartilhamos a mesma idéia de fortalecer a unidade continental e especialmente a integração regional".

Vázquez, primeiro presidente socialista do Uruguai, felicitou Lugo no domingo, imediatamente depois de oficializada a vitória eleitoral da Aliança Patriótica para a Mudança, que pôs fim a mais de 60 anos de hegemonia do Partido Colorado no Paraguai.

"Existe uma grande concordância entre a Aliança Patriótica e a Frente Ampla (coalizão que levou Vázquez ao poder, ndr)" e "nossa grande inspiração em todo este processo foi, precisamente, a experiência uruguaia, a experiência da Frente Ampla", disse Lugo.

Em sua última visita ao Uruguai, em fevereiro, Lugo se reuniu com Vázquez em um encontro descrito na época como "cordial", em que repassaram temas da agenda bilateral e referentes ao Mercosul, bloco regional que os dois países integram junto a Argentina e Brasil.

Saiba mais sobre: Paraguai - Uruguai

    Leia tudo sobre: lugoparaguai

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG