Lugo analisará agenda de 20 pontos com Lula em visita ao Brasil

Assunção, 28 abr (EFE).- O governante paraguaio, Fernando Lugo, disse hoje que analisará uma agenda de pelo menos 20 pontos com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante a visita oficial que fará ao Brasil entre 7 e 8 de maio.

EFE |

"Ontem à noite (terça-feira), recebi a primeira minuta de uma declaração conjunta, (que) abrange diversos temas (...), não se deixou nada de fora, é uma agenda bastante ampla na qual não se deixou de abordar nenhum tema", afirmou Lugo a jornalistas em entrevista.

O presidente paraguaio explicou que conversará com Lula durante uma reunião que será realizada em Brasília no dia 7 de maio sobre um tributo único para a troca comercial entre Ciudad del Este e Foz do Iguaçu, unidas pela Ponte da Amizade, sobre o Rio Paraná.

Lugo acrescentou que a agenda inclui avanços sobre a construção de uma segunda ponte na mesma região e de outra no rio Paraguai, assim como a extensão da via ferroviária do Paraná a regiões agrícolas do Paraguai.

Além disso, o governante ressaltou que discutirá com Lula sobre as reivindicações paraguaias sobre aproveitamento da hidroelétrica de Itaipu, a qual ambos é compartilhada por Brasil e Paraguai.

O Paraguai quer alterar o Tratado de Itaipu, que regula as operações e termos da sociedade, mas o Brasil se opõe a isso, alegando que o próprio documento afirma que a revisão só pode ser feita após o acordo expirar, o que acontece em 2023.

"No dia 8 (de maio), temos uma viagem ao Pantanal, em Campo Grande, na parte brasileira", disse o governante paraguaio. EFE lb/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG