Lugo afirma que abordará com Lula tema de Itaipu

Assunção, 10 mar (EFE).- O chefe de Estado do Paraguai, Fernando Lugo, afirmou hoje que, durante sua visita ao Brasil, em 8 de abril, abordará com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, entre outros temas, as exigências paraguaias sobre o aproveitamento conjunto da represa de Itaipu.

EFE |

Brasil e Paraguai instalaram uma comissão de alto nível para negociar as reivindicações do primeiro, que quer que seu vizinho pague mais pela energia cedida da represa, cujo preço foi estabelecido em um tratado de 1973, e que também lhe permita vendê-la a outros países.

"Nestes dias, virão (a Assunção) pessoas da Chancelaria brasileira trabalhar os temas que desenvolveremos com o presidente Lula em 8 de abril", disse Lugo, esclarecendo que a conversa com o presidente brasileiro "não será exclusivamente" sobre Itaipu.

Na entrevista coletiva semanal, Lugo disse que as relações bilaterais serão "o marco" da reunião, e que debaterá com Lula a construção de uma segunda ponte sobre o Rio Paraná e de outra sobre o Rio Paraguai, 600 quilômetros ao norte de Assunção.

Esta obra unirá a localidade paraguaia de Carmelo Peralta com a brasileira de Porto Murtinho (MS).

"Com o presidente Lula, instalamos uma mesa de negociação onde nenhum tema deixará de ser abordado. Ele mesmo nos dizia: Vamos colocar todos os temas sobre a mesa e vamos dando passos", disse Lugo, que enfatizou que, da preparação deste encontro presidencial, dependerá a conquista de acordos "que beneficiem os dois países".

EFE lb/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG