Lourdes já conta as horas para receber Bento XVI

Com seis milhões de visitas por ano, a localidade francesa de Lourdes está acostumada com os vaivéns de peregrinos e com o burburinho diário em suas ruelas, mas nesta quinta-feira o clima era bem diferente, com uma espécie de entusiasmo no ar, às vésperas da chegada, no sábado, do Papa Bento XVI.

AFP |

A chuva que caiu sobre Lourdes durante todo o dia não diminuiu a vontade de peregrinos e moradores de passear pelo mais importante santuário mariano da Europa, onde se acelera a preparação para acolher a primeira visita do Papa, de 81 anos.

Thèrese, uma aposentada que todo verão sai de Paris para se instalar nessa pequena localidade de imponentes basílicas e igrejas, observava os técnicos durante a montagem do palanque branco, no qual o Pontífice celebrará uma missa no domingo.

"Ver o Papa é algo muito forte espiritualmente", disse Thèrese à AFP, lembrando-se da segunda e última visita de João Paulo II, em agosto de 2004, já doente e debilitado.

Cerca de 200.000 pessoas são esperadas para a missa que Bento XVI oficiará por ocasião do 150º aniversário das aparições da Virgem à pastora Bernadette Soubirous, na gruta de Massabielle.

Embora a maioria dos peregrinos procedentes dos quatro cantos do mundo vá chegar a Lourdes entre sexta-feira e sábado, alguns preferiram antecipar a viagem para visitar a cidade.

Enfeitada com bandeirolas azuis e brancas do jubileu, Lourdes acelerava os preparativos para a chegada do Papa no sábado à tarde, depois de sua passagem de um dia por Paris.

Como um "simples peregrino", o Sumo Pontífice iniciará a visita com uma procissão mariana com círios, que incluirá a gruta de Massabielle e terminará na esplanada do Rosário.

Outro momento emocionante será a missa de domingo e a de segunda-feira, dirigida aos doentes, antes do encerramento da viagem do Papa à França.

Cerca de 3.000 gendarmes e policiais velarão pela segurança do Papa e dos peregrinos, um dispositivo reforçado com duas plataformas lança-mísseis instaladas nas imediações do santuário.

app/tt

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG