mandato olímpico - Mundo - iG" /

Londres prepara festa global para marcar início de mandato olímpico

Redação Central, 23 ago (EFE).- No próximo domingo ocorrerá simultaneamente em mais de 400 localidades do Reino Unido, e em representações diplomáticas britânicas espalhadas pelo mundo - incluindo o Brasil -, hasteamento de bandeiras em alusão à transmissão da sede olímpica para Londres, palco dos Jogos de 2012.

EFE |

O hasteamento será realizado durante a cerimônia de encerramento dos Jogos de Pequim, quando a bandeira olímpica será recebida na capital chinesa pelo prefeito de Londres, Boris Johnson. O ato marcará oficialmente o início do mandato de Londres como próxima cidade-sede dos Jogos.

O centro das comemorações no Reino Unido ficará nos arredores do Palácio de Buckingham, onde cerca de 40 mil pessoas são esperadas.

Dez apresentações musicais foram programadas para o local.

Entre os locais onde a bandeira será hasteada em Londres estão ainda a residência oficial do primeiro-ministro britânico - no nº 10 de Downing Street -, o Museu Nacional Marítimo e o museu-navio HMS Belfast, atracado no rio Tâmisa.

"Quando o prefeito de Londres receber a bandeira olímpica, os olhos do mundo estarão voltados para a cidade. É um momento muito importante para nós, e queremos que o maior número possível de pessoas se junte a essa celebração", diz o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Londres (Locog), o ex-atleta Sebastian Coe, em nota distribuída pela Chancelaria britânica.

Além do Brasil, haverá também hasteamento de bandeiras e celebrações oficiais em missões diplomáticas britânicas nas cidades de Boston, Bruxelas, Cabul, Canberra, Cidade do Cabo, Cidade do México, Chicago, Havana, Hanói, Jacarta, Kingston, Lisboa, Madri, Munique, Nova Déli, Nova Iorque, Santiago, Seul, Xangai, Tóquio e Vancouver, entre outras. EFE fr/rd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG