Londres pode enviar mais tropas ao Afeganistão e controlar zona em conflito

Londres, 7 abr (EFE).- O Reino Unido pode enviar ao Afeganistão umas 450 tropas adicionais e assumir o controle da zona mais conflituosa do país por um período de dois anos, após receber pressões dos Estados Unidos, afirma hoje o jornal The Daily Telegraph.

EFE |

O Governo estuda muito seriamente uma solicitação americana para que o Reino Unido assuma todas as tropas da Otan no sul afegão no final de ano e durante dois anos, acrescenta.

Atualmente o Canadá tem o controle das forças da Aliança Atlântica no sul do Afeganistão, a área de maior conflito devido aos combates com os talibãs, mas a responsabilidade passará à Holanda em novembro deste ano.

Os americanos estão preocupados com esta liderança rotatória e querem que os britânicos substituam os holandeses e assumam o controle do sul a partir deste outono e até a primavera de 2010, segundo diz o citado periódico.

Apesar da recente promessa da França de enviar mais soldados ao Afeganistão, os militares britânicos estão preocupados porque não há militares suficientes da Otan no país.

Desde o ano 2001, 91 militares britânicos morreram no Afeganistão enquanto o atual número de tropas do Reino Unido no país asiático sobe a 7.700. EFE vg/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG