Londres vai ganhar na segunda-feira uma mostra permanente interativa dedicada à música pop. A British Music Experience (BME) vai ocupar uma área de 2 mil metros quadrados na maior casa de espetáculos do pavilhão de eventos O2 ¿ local antes chamado de Domo do Milênio.

Entre os itens expostos estarão roupas usadas por astros da música pop em shows. David Bowie cedeu a roupa de Ziggy Stardust; Amy Winehouse, um vestido. As Spice Girls, por sua vez, cederam roupas usadas em turnês internacionais. Além das vestimentas, há outros artigos em exibição, como a guitarra Epiphone com um desenho da bandeira britânica usada por Noel Gallagher, da banda Oasis.

Visitantes poderão ter aulas em vídeos gravados por músicos famosos / Divulgação

Os organizadores dizem que o acervo vale US$ 7 milhões e que o investimento total na mostra permanente foi de US$ 13,3 milhões. Eles estão ansiosos para criar uma atração que rivalize com o famoso Rock and Roll Hall of Fame, museu que fica em Cleveland, no Estado americano de Ohio.

"Nos Estados Unidos eles têm um hall of fame para todos os seus esportes e entretenimento. Nós não tivemos nada até hoje que refletisse a história rica de talentos fantásticos que continuamos a gerar, e que conquistaram o mundo", disse o empresário Harvey Goldsmith, que está à frente da BME.

Interatividade

A mostra britânica vai incorporar também tecnologia interativa para retratar épocas clássicas da história da música ¿ da Beatlemania ao show Live Aid, realizado em 1985 em prol das vítimas da fome na Etiópia.

Os visitantes também vão poder tocar guitarra, teclado e bateria em um estúdio com a ajuda de um vídeo educativo feito por astros como Paul McCartney e a escocesa K T Tunstall.

O rock ganha destaque, mas também vão estar representados outros estilos musicais ¿ inclusive reggae, punk e blues. A história dos ritmos será contada em mais de cem horas de entrevistas com músicos como Humphrey Lyttelton, que gravou seu depoimento pouco antes de morrer, no ano passado, aos 86 anos.

E música convida à dança. Um dos integrantes do musical "Mamma Mia!" fará apresentações de estilos de dança diferentes para o público.

Leia mais sobre: música pop

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.