acompanham resultado de eleições no Irã - Mundo - iG" /

Londres e Paris acompanham resultado de eleições no Irã

Grã-Bretanha e França destacaram neste sábado que acompanham atentamente o resultado das eleições no Irã, que reelegeram o presidente ultraconservador Mahmud Ahmadinejad, em meio a denúncias de fraude.

AFP |

Segundo o ministro britânico das Relações Exteriores, David Miliband, Londres "seguiu cuidadosamente, e admirado, a paixão e o debate durante a campanha eleitoral iraniana (...) e agora acompanha o resultado anunciado pela Comissão Eleitoral (...) e as queixas sobre a apuração dos votos...".

A França destacou que "toma nota" da reeleição de Ahmadinejad e também dos "questionamentos" sobre os resultados por parte dos adversários, em um comunicado lido pelo porta-voz da chancelaria, Eric Chevallier.

Ahmadinejad venceu as eleições com 62,63% dos votos, mas seu principal adversário, o ex-premier Mir Hossein Mussavi, denunciou irregularidades na votação.

Milhares de partidários de Mussavi saíram às ruas de Teerã para protestar e foram reprimidos pela polícia.

A associação do ex-presidente reformista iraniano Mohamed Khatami defendeu a "anulação das eleições e a repetição da votação, em uma atmosfera mais igualitária".

afp/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG