Localização dos restos mortais de García Lorca continua sendo um mistério

O local em que repousam os restos mortais do poeta Federico García Lorca, fuzilado em 1936, continua sendo um mistério depois que, nesta sexta-feira, foi anunciado o fim das escavações onde supostamente deveriam estar.

AFP |

"A escavação da vala de Alfacar terminou com a evidência científica que não houve qualquer enterro no local", informou o governo regional andaluz.

"O terreno foi vasculhado palmo a palmo sem que tenham aparecido um único osso, roupa, ou cápsula de bala", afirmou à imprensa a ministra regional da Justiça, Begoña Alvarez, confirmando uma informação antecipada pelo jornal El País.

O relatório dos arqueólogos que abriram várias valas na região, onde supostamente o poeta estava enterrado, conclui que o lugar não possui valas com capacidade mínima para conter corpos.

Os trabalhos de escavação das valas começaram em 2 de novembro passado e continuaram até 16 de dezembro quando terminaram o rastreio de uma superfície de 267,75 metros sem que se tenha encontrado qualquer resto humano.

Vários testemunhos orais afirmavam que o lugar situado a 9 km de Granada era onde teriam sido fuzilados e enterrados García Lorca com dois anarquistas e um professor em agosto de 1936, um mês depois do início da Guerra Civil (1936-1939).

A família Lorca sempre se opôs à abertura da vala de Alfacar, mas, após a decisão judicial, anunciou que forneceria seu DNA para identificar os restos de seu parente para facilitar os trabalhos.

Esta decisão de exumar as valas responde às demandas apresentadas por várias associações de famílias de vítimas republicanas para que a justiça investigue o desaparecimento de seus parentes durante a Guerra Civil (1936-39) e a ditadura franquista (1939-75), localizando os corpos e esclarecendo as circunstâncias de sua morte.

Garcia Lorca foi considerado o mais notável de uma constelação de poetas surgidos durante a guerra, conhecida como "geração de 27", alinhando-se entre os maiores poetas do século XX. Foi ainda um excelente pintor, compositor precoce e pianista.

str/cn

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG