Mais de 40 anos após sua primeira publicação, fotos impressionantes de uma gestação vista por dentro foram retocadas digitalmente para a quinta edição do livro A Child is Born (Nasce uma criança, em tradução livre), do sueco Lennart Nilsson.

A série foi realizada originalmente para a revista americana Life, em 1965, e registra as várias etapas de uma gravidez - da fertilização até os últimos instantes do bebê dentro do útero.

As imagens foram feitas com câmeras convencionais adaptadas com lentes macro ou com o uso de um endoscópio. Depois, foram ampliadas até milhares de vezes com um microscópio eletrônico.

Aos 87 anos, Lennart Nilsson é um dos mais respeitados fotógrafos de medicina no mundo, tendo sido um dos primeiros a registrar a imagem do HIV e do vírus causador da SARS.

Veja abaixo as imagens de Lennart Nilsson:


O reflexo de sugar acompanha o bebê desde dentro da barriga da mãe, como mostra esta foto / Foto: Lennart Nilsson


Por volta das 20 semanas, uma fina camada de pelos, conhecida como lanugo, recobre o feto para protegê-lo durante seu desenvolvimento no útero
/ Foto: Lennart Nilsson


Com dez semanas de gestação, o embrião passa a ser considerado um feto e mede cerca de 30 mm. Sua coluna vertebral já está formada e é visível / Foto: Lennart Nilsson

Leia mai sobre fotografia de medicina

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.