Livro reúne fotos de última turnê dos Beatles

Um livro recém-lançado em Londres reúne imagens da última turnê mundial dos Beatles feitas pelo fotógrafo britânico Robert Whitaker. O título do livro, Eight Days a Week (Oito Dias por Semana, em tradução livre), faz uma referência ao nome de uma das faixas do álbum Beatles for Sale, lançado em 1964.

BBC Brasil |

As fotos revelam a intimidade de John Lennon, Paul McCartney, Ringo Starr e George Harrison durante a turnê de 1966 - cerca de três anos antes da separação da banda.

Após a turnê, o grupo resolveu parar de se apresentar ao vivo e se dedicar exclusivamente à gravação de discos em estúdio.

Whitaker já havia trabalhado com os Beatles antes da turnê. Ele é o autor da polêmica capa da versão americana do álbum Yesterday and Today, na qual o quarteto aparece coberto de sangue, pedaços de carne e partes de bonecas.

No livro, ele mostra o universo particular e público da turnê. Algumas fotos revelam a histeria das fãs de diversas partes do mundo durante os shows, enquanto outras mostram momentos mais íntimos e descontraídos dos quatro integrantes.

Uma das fotos do livro mostra John Lennon olhando pela janela do hotel onde ficaram hospedados em Tóquio durante a turnê.

Os Beatles foram recebidos com protestos na capital japonesa porque iriam tocar no Budokan - um lugar construído para abrigar eventos de artes marciais. Por isso, os quatro integrantes passaram a maior parte do tempo dentro da suíte do Hotel Hilton.

A turnê mundial da banda passou por Japão, Alemanha, Filipinas, Estados Unidos e Canadá.

O livro Eight Days a Week, de Robert Whitaker e Marcus Hern, é uma publicação da editora inglesa Reynolds & Hearn.

    Leia tudo sobre: beatles

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG