Livingstone e Johnson travam batalha pela prefeitura de Londres

O prefeito trabalhista Ken Livingstone e o deputado conservador Boris Johnson travam uma batalha apertada pela prefeitura de Londres, revela uma pesquisa publicada nesta quinta-feira, a quatro semanas das eleições municipais.

AFP |

De acordo com a pesquisa Guardian/ICM, o polêmico deputado conservador de 43 anos tem uma leve vantagem sobre Livingstone, que foi eleito há sete anos para o cargo com uma vitória cômoda.

A sondagem aponta Johnson com 51% das intenções de voto e Livingstone com 49%. A votação acontece no dia 1º de maio.

No entanto, o jornal alerta que o resultado é imprevisível.

Pesquisas publicadas no fim de semana mostravam uma vantagem de mais de 10 pontos de Johnson sobre Livingstone, conhecido como Ken o Vermelho por ter saído da ala mais à esquerda do trabalhismo.

O prefeito, que revolucionou o sistema de transporte público da capital britânica, introduzindo um pesado pedágio urbano, assinou no ano passado um acordo com a Venezuela para obter petróleo barato em benefício dos setores mais pobres de Londres.

Uma vitória de Johnson seria um sinal alentador para o líder conservador David Cameron, porque constituiria um respaldo a suas aspirações de ser eleito primeiro-ministro do Reino Unido.

ame/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG