Lituânia anuncia retirada de tropas do Kosovo em 2009

Vilnius, 24 mar (EFE).- A Lituânia anunciou hoje que retirará suas tropas do Kosovo em 2009, devido tanto à melhora da segurança na região quanto à difícil situação econômica neste país báltico.

EFE |

A ministra da Defesa lituana, Rasa Jukneviciene, fez este anúncio nesta capital durante a cerimônia de despedida do último contingente deste país que ficará em solo kosovar dentro da KFOR, missão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

"Esta unidade será a última. Não enviaremos mais tropas. Esta decisão foi definida com os outros países, poloneses e ucranianos, que integram o batalhão no qual servem os soldados lituanos", disse.

Jukneviciene ressaltou que "outros países da Otan estudam retirar as tropas do Kosovo" e deixou aberta a possibilidade de que o último contingente lituano permaneça na área menos que os seis meses de praxe.

Além disso, acrescentou que o país báltico deve "se concentrar na cada vez mais atual missão da Aliança Atlântica no Afeganistão, onde um grupo de reconstrução da província de Gor é liderado pela Lituânia". EFE va-io/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG