Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Lista dos prováveis candidatos a vice de Obama

Vários nomes já circulam no meio político americano como prováveis candidatos a vice na chapa do democrata Obama.

AFP |

Seguem abaixo as apostas mais citadas, à exceção de Hillary Clinton.

- Tim Kaine, de 50 anos, governador da Virgínia (leste) desde 2005: esse católico praticante, ex-missionário jesuíta em Honduras, foi um advogado especializado na defesa dos direitos civis. Progressista renomado, conseguiu se impor em um estado considerado conservador, descartando algumas de suas próprias convicções. Pessoalmente contrário à pena capital, não se opôs à execução dos condenados à morte em seu estado. Do mesmo modo, embora seja contrário ao casamento de casais homossexuais, ele se recusou a assinar um emenda à Constituição do Estado da Virgínia, estipulando que o casamento é possível apenas entre um homem e uma mulher.

- Evan Bayh, de 52, senador por Indiana (norte), desde 1998: fez campanha para Hillary Clinton nas primárias democratas. Entre 1988 e 1996, Bayh foi governador de Indiana, um estado fortemente republicano. No cargo, alcançou notoriedade ao equilibrar o orçamento e baixar os impostos, além de permitir a criação de cerca de 350.000 empregos. Em função disso, Bayh continua extremamente popular em seu estado.

- Joe Biden, de 65, presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado - é um peso pesado da vida política americana. Está no Senado, em mandatos seguidos, desde 1972, onde representa o estado de Delaware (leste). Pré-candidato na corrida democrata de 2008, rapidamente aderiu às fileiras de Barack Obama e se tornou um de seus principais conselheiros em matéria de Política Externa.

- Chris Dodd, de 64, presidente da Comissão Bancária do Senado, onde está desde 1980, pelo estado de Connecticut (nordeste) - conhece todos os meandros da vida política de Washington. Também foi pré-candidato, sem sucesso, na corrida deste ano.

- Chuck Hagel, de 61, ex-heroí da Guerra do Vietnã e especialista em questões de Segurança Nacional - esse senador por Nebraska (centro) é um dos raros republicanos contrários à guerra no Iraque. Acompanhou Obama durante sua recente viagem a esse país. Conservador, ele é contra o direito ao aborto e favorável às orações nas escolas públicas.

- Kathleen Sebelius, de 60, é governador do Kansas (centro) desde 2002 - filha de um ex-governador de Ohio (norte), ela se impôs em um dos estados mais conservadores dos EUA e, hoje, é uma das governadoras mais populares do país. É considerada uma das raras mulheres em condições de brigar pela Casa Branca em 2012, ou 2016.

aje/tt

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG