Lista dos presentes oficiais a Rice causa incidente diplomático

Um erro na lista dos presentes oficiais oferecidos à secretária de Estados dos EUA, Condoleezza Rice, provocou nesta quarta-feira um pequeno incidente diplomático com a Jordânia, que negou ter-lhe dado um presente suntuoso.

AFP |

De acordo com a lista de presentes oficiais divulgada pelo Departamento de Estado e publicada esta semana no Diário Oficial, em janeiro de 2007, a secretária de Estado teria recebido do rei Abdullah II da Jordânia um jogo completo de esmeralda e diamante - colar, pulseira, brincos e anel -, avaliado em cerca de US$ 147 mil.

A Jordânia negou o presente, e o Departamento de Estado teve de reconhecer que houve um erro, já que as jóias foram dadas pelo rei Abdullah da Arábia Saudita.

"Sua majestade, o rei Abdullah II, não deu um presente desse tipo à srª Rice", frisou a embaixada da Jordânia em um comunicado, acrescentando que "acreditamos que se trate de um erro por parte do Departamento de Estado".

"Os presentes oferecidos por sua majestade, o rei Abdullah II, às autoridades americanas são sempre simbólicos e de valor modesto", completou a nota.

Um porta-voz do Departamento de Estado, Noel Clay, admitiu que foi um erro.

"Nossos arquivos mostram que o rei da Jordânia não ofereceu um conjunto de diamantes e esmeraldas à srª Rice", declarou à AFP.

"Foi o rei da Arábia Saudita que lhe ofereceu esse conjunto de jóias", esclareceu Clay. "Lamentamos muito esse erro e vamos corrigi-lo e reenviar uma versão corrigida ao Diário Oficial assim que for possível".

sl/tt

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG