Lima recebe uma das cúpulas mais movimentadas da história da Apec

David Blanco Bonilla. Lima, 17 nov (EFE).- Com a participação de mais de 3.

EFE |

600 delegados, oito visitas oficiais paralelas de dignitários e um amplo programa de reuniões, a cúpula de líderes do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), que começa hoje, será uma das mais movimentadas da história do organismo.

Segundo a Comissão Extraordinária de Alto Nível (Cean), quase todos os líderes das 21 economias membros da Apec confirmaram sua participação na reunião, que será realizada de 17 a 23 de novembro, sendo os dois últimos dias com participação de governantes.

O Peru recebe esta cúpula em um clima de relativa estabilidade: apesar da multiplicação de conflitos regionais nas últimas semanas e do atentado terrorista que no sábado resultou em três mortes em uma região de Ayacucho, no sudeste do país, a agitação não chegou à capital.

No entanto, neste domingo ocorreu um fato insólito: um homem de 31 anos foi detido ao ser surpreendido com 36 granadas de guerra em um táxi.

O chefe de segurança durante a cúpula da Apec, Julio Vergara, disse hoje que o detido "pretendia realizar um atentado para desprestigiar o país", mas não deu mais detalhes.

Na cúpula de Lima, que contou com um orçamento de cerca de US$ 15 milhões, frente aos US$ 320 milhões que a Austrália gastou no ano passado, estarão presentes 3.618 delegados, entre governantes, ministros, altos funcionários e membros de segurança internacional.

Isso levou as autoridades peruanas a redobrar as tarefas de segurança interna, com a participação de mais de sete mil policiais, auxiliados pelas Forças Armadas, aos que se somarão 687 oficiais de segurança das delegações.

A Apec está constituída por Austrália, Brunei, Canadá, Chile, China, Coréia do Sul, Estados Unidos, Filipinas, Hong Kong, Indonésia, Japão, Malásia, México, Nova Zelândia, Papua-Nova Guiné, Peru, Rússia, Cingapura, Tailândia, Taiwan e Vietnã.

A delegação mais numerosa, com 900 delegados, é a dos EUA, que será comandada pelo presidente George W. Bush, que terá talvez sua última missão no exterior antes de deixar o cargo em janeiro.

O Japão participará da reunião com 500 delegados e terá à frente o primeiro-ministro Taro Aso, da mesma forma que a China, cujo presidente, Hu Jintao, estará acompanhado de 300 delegados.

Para a cúpula, foram credenciados 2.700 jornalistas, que trabalharão no Centro Internacional de Imprensa do Centro de Convenções do Ministério da Defesa, no distrito de San Borja.

Hoje terminará a reunião conclusiva de altos funcionários, iniciada ontem e, no dia 17 de novembro, se desenvolverá a Segunda Cúpula de Pequena e Média Empresa.

Além disso, terá início a Quarta reunião do Conselho Consultivo Empresarial da Apec (Abac), de 17 a 20 de novembro.

Também ocorrerá, entre outros eventos, a 20ª Reunião Ministerial Conjunta de Relações Exteriores e Comércio Exterior, em 19 e 20 de novembro; a reunião Apec 2008 CEO Summit, de 20 a 23 de novembro; e a 16ª Cúpula de Líderes, em 22 e 23 de novembro.

A cúpula também permitirá ao Peru fortalecer seus vínculos bilaterais com vários dos países mais importantes do mundo, já que estão previstas visitas oficiais de oito presidentes ou primeiros-ministros, entre elas a de George W. Bush.

O presidente peruano, Alan García, receberá, além disso, Hu Jintao e Taro Aso, assim como o presidente da Coréia do Sul, Lee Myung-bak, e os primeiros-ministros de Cingapura, Lee Hsien Loong; da Tailândia, Somchai Wongsawat; do Canadá, Stephen Harper; e da Austrália, Kevin Rudd.

O Peru, que já assinou tratados de livre-comércio com Canadá, Cingapura, EUA e Tailândia, espera aproveitar a visita de Hu Jintao para anunciar um acordo similar com a China.

Além disso, aprofundará o diálogo para iniciar a negociação de acordos comerciais com a Coréia do Sul e o Japão.

Os 21 membros da Apec reúnem 41% da população mundial, com 49% do comércio mundial e 55% do Produto Interno Bruto (PIB). EFE dub/ab/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG