Lima e Washington desmentem instalação de base americana no Peru

Lima, 16 fev (EFE).- Os Governos de Peru e Estados Unidos descartaram hoje que haja planos para instalar uma base militar americana no país sul-americano, como afirmou na sexta-feira o presidente boliviano, Evo Morales.

EFE |

O líder disse que a Bolívia respeita a decisão do Governo de Alan García "de ter sua base militar dos Estados Unidos, como a imprensa afirma, em Iquitos", assim como a participação "direta e aberta" da embaixada dos EUA "na luta contra o terrorismo" no Peru.

Em declarações à "CPN Radio", o ministro da Defesa peruano, Ántero Flores-Aráoz, respondeu hoje que o país é soberano, e qualificou as declarações do líder boliviano sobre o assunto de um fato sem importância ou transcendência.

"Não há bases militares americanas no país, e não há nenhuma intenção de ter bases militares no país", ressaltou, por sua vez, o embaixador americano no Peru, Michael McKinley.

No domingo, o presidente peruano, Alan García, também se pronunciou sobre a questão, e qualificou as declarações de Morales como "uma travessura verbal política". EFE wat/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG