Liga de fotógrafos escolhe melhores fotos de natureza de todos os tempos

A Liga Internacional de Fotógrafos pela Conservação (ILCP, na sigla em inglês) selecionou 40 imagens consideradas as mais belas fotografias de natureza feitas em todos os tempos para marcar a realização de um leilão na quinta-feira. Muitas das imagens, doadas pelos fotógrafos ou seus representantes, serão vendidas no leilão, organizado pela Christies em Nova York por ocasião do 40º Dia da Terra.

BBC Brasil |

Frans Lanting
Foto de Frans Lanting é uma das escolhidas

Foto de Frans Lanting é uma das escolhidas

Entre os critérios para a escolha das fotos pelos integrantes da liga - organização que reúne alguns dos mais renomados fotógrafos de natureza do mundo - estão fatores como estética, importância histórica e científica e contribuição para os esforços de conservação. As fotografias representam vários estilos e foram feitas num período de cem anos.

"Não foi uma tarefa fácil, selecionar apenas 40 imagens entre as indicações incríveis enviadas por alguns dos maiores fotógrafos de natureza, mas foi uma grande honra para a ILCP (receber) o pedido para liderar este projeto desafiador", afirmou o diretor-executivo da liga, Justin Black.

O leilão da Christie's, denominado Green Auction: A Bid to Save the Earth ("Leilão Verde: Um Lance para Salvar a Terra", em tradução livre), terá os lucros divididos entre quatro organizações ambientais: Conservation Internacional (CI), Oceana, Natural Resources Defense Council e Central Park Conservancy.

Entre as imagens estão fotos famosas do século 20 e do século 21, feitas por nomes famosos, como Ansel Adams e suas paisagens em preto e branco; o editor-chefe da National Geographic, Chris Johns; Jack Dykinga (fotógrafo de paisagem ganhador do Prêmio Pulitzer) e o documentarista submarino Brian Skerry.

Paul Nicklen
Foto de ursos polares tirada por Paul Nicklen

Foto de ursos polares tirada por Paul Nicklen

"Uma das contribuições mais brilhantes da fotografia para a preservação de paisagens especiais e criaturas em todo o mundo é que as imagens conseguem mostrar os cantos mais obscuros e remotos de nosso planeta", afirmou a presidente da ILCP e fotógrafa Cristina Mittermeier.

O leilão da quinta-feira, quando se comemora o Dia da Terra, deve ocorrer na Christie's do Rockefeller Center e contará com a participação de várias celebridades como Leonardo DiCaprio, Harrison Ford, Tobey Maguire e Salma Hayek, entre outros.

Leia mais sobre fotografia

    Leia tudo sobre: fotografia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG