Liga Árabe fará cúpula de urgência na sexta-feira

A Liga Árabe realizará uma cúpula extraordinária, na próxima sexta-feira, em Doha, para tratar dos ataques israelenses contra o Hamas, na Faixa de Gaza, anunciaram alguns diplomatas, neste sábado, no Cairo, após uma reunião de embaixadores árabes dessa organização.

AFP |

"Uma cúpula árabe extraordinária será realizada na sexta-feira, em Doha, para discutir os meios para pôr fim aos ataques israelenses contra Gaza", disseram à AFP.

Segundo as mesmas fontes, antes disso, os ministros árabes das Relações Exteriores terão um encontro, quarta-feira, no Cairo.

Neste sábado, Qatar propôs organizar uma cúpula árabe extraordinária para discutir os ataques aéreos israelenses, que deixaram 225 mortos na Faixa de Gaza.

O secretário-geral da Liga Árabe, Amr Mussa, confirmou a reunião de quarta, no Cairo, mas se negou a divulgar a data e o local da cúpula.

"A data proposta para a cúpula é no final da semana", declarou, acrescentando que está à espera "das respostas oficiais dos países árabes".

O embaixador palestino no Cairo, Nabil Amr, disse aos jornalistas, após o encontro, que "existe uma unanimidade árabe sobre a realização da cúpula extraordinária".

O premier e ministro das Relações Exteriores do Qatar, Hamad Ben Khassem, explicou à TV por satélite Al-Jazeera que seu país solicitou essa cúpula "para adotar uma posição árabe comum para ajudar nossos irmãos palestinos a (obter) uma suspensão do bloqueio imposto a Gaza" por Israel.

Ben Khassem não excluiu que se convide representantes do Hamas para essa cúpula, mas comentou que "esse tema ainda não foi discutido" com os outros países árabes.

A Faixa de Gaza está sob bloqueio israelense desde que o Hamas assumiu o controle do território à força, em junho de 2007.

mon/tt

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG