ato corajoso - Mundo - iG" /

Liga Árabe considera visita de ativistas a Gaza um ato corajoso

Cairo, 24 ago (EFE).- O secretário-geral da Liga Árabe, Amre Moussa, qualificou hoje de ato corajoso a visita que 46 ativistas internacionais fizeram no sábado à Faixa de Gaza, a bordo de dois navios para protestar contra o bloqueio israelense.

EFE |

"Essa iniciativa de protesto pelo cerco israelense contra Gaza representa uma forte mensagem das organizações da comunidade civil frente às duras circunstâncias que sofrem os habitantes de Gaza", declarou Moussa em comunicado divulgado pela organização pan-árabe de sua sede do Cairo.

Nesse sentido, o chefe da Liga Árabe mostrou-se confiante em que essa visita impulsionará "um movimento mais amplo por parte das instituições da sociedade civil árabes e internacionais para expressar sua rejeição ao bloqueio de Gaza, já que ofende as bases da legalidade mundial e os direitos humanos".

As duas embarcações, que partiram no sábado do Chipre, foram recebidas com alegria na praia da Cidade de Gaza por centenas de pessoas e por um comitê de boas-vindas que incluiu uma banda.

A chegada dos dois navios à Gaza aconteceu após Israel ter permitido a sua entrada nas águas da faixa para "evitar a provocação perante os meios de comunicação" que os autores da iniciativa pretendiam fazer, segundo declarou ontem o porta-voz do Ministério israelense de Exteriores, Arye Mekel.

Ismail Haniyeh, líder do Hamas em Gaza, tinha dado as boas-vindas à iniciativa, e pedido "mais ações de solidariedade internacional" para romper o bloqueio de Israel.

A medida israelense teve início quando o movimento islâmico tomou o controle desse território palestino há mais de um ano, após expulsar as forças leais ao presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas. EFE aj/ab/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG