Liga Árabe condena divisão palestina e pede reconciliação imediata

Cairo, 26 nov (EFE).- A Liga Árabe criticou a divisão entre as diferentes facções palestinas, principalmente entre o Hamas e o Fatah, e voltou a insistir na necessidade de se alcançar uma reconciliação nacional imediata.

EFE |

Os 22 membros da organização, incluindo a Autoridade Nacional Palestina (ANP), expressaram esta postura na madrugada de hoje, ao fim de uma reunião urgente entre ministros de Assuntos Exteriores realizada na sede da Liga no Cairo.

No entanto, as divergências afloraram entre Egito e Síria, que têm opiniões divergentes sobre a disputa entre palestinos e a questão das passagens fronteiriças da Faixa de Gaza, controlada pelo Hamas.

A polêmica surgiu após o chefe da diplomacia síria, Walid al Moualem - cujo país ocupa a Presidência rotativa da Liga Árabe -, expressar seu desejo de que o Hamas possa participar da reunião e ter a oportunidade de mostrar seu ponto de vista.

Mesmo assim, os ministros aceitaram um comunicado final no qual manifestaram sua profunda preocupação com a continuidade das desavenças palestinas e com o cancelamento da conferência de diálogo nacional, prevista para o último dia 9 no Cairo.

Quanto a este ponto, os ministros exigiram novamente que todas as facções se esforcem para recuperarem a unidade e iniciarem um diálogo nacional "sem demora".

Além disso, reiteraram seu respeito à ANP e seu apoio ao presidente Mahmoud Abbas, membro do Fatah, como líder legítimo do povo palestino.

Condenaram também o bloqueio imposto a Gaza e culparam Israel da piora da situação humanitária nos territórios palestinos.

Neste sentido, voltaram a se comprometer a enviar ajuda humanitária a Gaza através da Jordânia e do Egito, e apoiaram este país em seus esforços de mediação.

O conflito entre as facções palestinas explodiu em junho de 2007, quando o Hamas tomou o controle da Faixa, após vários dias de confrontos com os nacionalistas do Fatah. EFE hh/ev/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG