mudança bem-vinda pressão de Obama a Israel - Mundo - iG" /

Liga Árabe chama de mudança bem-vinda pressão de Obama a Israel

Nações Unidas, 29 mai (EFE).- O secretário-geral da Liga Árabe, Amre Moussa, considerou hoje que as pressões do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, sobre Israel para pôr fim aos assentamentos na Cisjordânia são uma mudança bem-vinda na atitude americana.

EFE |

Moussa, em coletiva de imprensa nas Nações Unidas, louvou o forte apoio expressado por Obama a um Estado palestino na reunião de quinta-feira com o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas.

"É uma mudança, uma mudança bem-vinda", disse Moussa, que deve se reunir com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, para discutir a situação no Oriente Médio.

O secretário-geral da Liga Árabe disse que se o Governo israelense não congelar a expansão dos assentamentos, se tornará impossível a criação de um Estado palestino viável, que é um dos pilares do atual processo de paz regional.

"Acho que os EUA, os europeus e o mundo inteiro estão carregados de razão quando dizem que chegou a hora de parar os assentamentos", ressaltou.

Moussa disse que os países árabes esperam com expectativa a formulação da política do novo Governo americano para a região, particularmente em relação às negociações estagnadas entre israelenses e palestinos.

"Nossa esperança é de que o presidente Obama consiga tirá-las do ponto morto em que estão", afirmou Moussa, enquanto disse esperar que o discurso americano seja seguido de ações concretas.

"Acho que há várias janelas abertas, janelas de oportunidade" para avança rumo à paz na região, apontou Moussa. EFE jju/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG