catástrofe humanitária em Gaza - Mundo - iG" /

Liga Árabe adverte para catástrofe humanitária em Gaza

A Liga Árabe advertiu neste sábado para uma possível catástrofe humanitária sem precedentes na Faixa de Gaza, após a Agência das Nações Unidas para a Ajuda aos Refugiados Palestinos (UNRWA) ter de suspender a distribuição de alimentos devido à falta de combustível.

AFP |

"A suspensão da distribuição de ajuda para um milhão de palestinos depois das autoridades israelenses se negarem a abastecer a Faixa de Gaza com combustível é um sinal de alarme que anuncia uma maior deterioração da situação já explosiva", afirmou Hicham Yussef, chefe do escritório do secretário-feral da Liga Árabe, Amr Musa, em um comunicado.

"Se a isso se somar à continuação da ofensiva militar israelense contra os palestinos de Gaza, a situação corre o risco de desembocar em uma catástrofe humanitária sem precedentes, que tem como único responsável o governo israelense", disse Yusef.

A UNRWA interrompeu na quinta-feira sua distribuição de alimentos entre 650.000 palestinos após o fim da suas reservas de diesel, o que impede o funcionamento de seus caminhões.

Israel deixou de fornecer combustível à Faixa de Gaza depois de um ataque palestino, em 9 de abril, contra o terminal de Nahal Oz, único posto de fronteira para o transporte de combustível entre a Faixa de Gaza e Israel.

O Estado Hebreu afirma que não pode entregar combustível para Gaza porque as reservas do lado palestino estão cheias.

jaz/fb

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG