Teerã, 18 ago (EFE).- O ex-presidente do Irã Mohamad Khatami e o ex-presidente do Parlamento e candidato derrotado nas últimas eleições presidenciais, Mehdi Karroubi, se somarão à nova plataforma opositora que o líder opositor Mir Hussein Moussavi quer formar, publicou hoje a imprensa iraniana.

Em declarações divulgadas pela agência de notícias "Ilna", Ali Reza Beheshti, que é próximo a Moussavi, afirmou que ambos os políticos reformistas serão membros do comitê central do movimento Caminho Verde para a Esperança.

"O comitê central será integrado por um pequeno grupo de cinco ou seis pessoas, e entre elas estarão tanto Khatami como Karroubi", disse Beheshti.

O colaborador de Moussavi, filho de um influente aiatolá assassinado nos anos 80 após o triunfo da Revolução Islâmica, revelou que a plataforma também terá um "comitê consultivo formado por 30 ou 40 pessoas", além de "comitês de observação e vigilância".

"Diretores de jornais e outros veículos farão parte de uma rede que desenvolverá os objetivos da organização. Sua atividade será observada pelo comitê central", acrescentou.

Tanto Moussavi como Karroubi, derrotados no pleito presidencial de 12 de junho, denunciaram a reeleição do atual presidente, o ultraconservador Mahmoud Ahmadinejad, como fraudulenta. EFE jm/sc

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.