Líderes políticos da Somália se reúnem para tentar formar Governo

Mogadíscio, 25 jan (EFE).- Os líderes políticos e os legisladores da Somália se reuniram hoje no Djibuti em uma tentativa de formar um Governo de unidade composto por membros do atual Executivo e grupos moderados da oposição, informaram fontes oficiais.

EFE |

Cerca de 800 delegados compareceram ao encontro, que ocorre um mês depois que o ex-presidente do país Abdullahi Yousef Ahmed decidiu renunciar devido às constantes divergências com seu gabinete e com os membros do Congresso Nacional.

Na reunião, que ocorreu em Djibuti devido à insegurança e aos ataques continuados que são registrados na Somália, será duplicado o número de parlamentares que até agora fizeram parte da Assembleia Nacional.

Além disso, amanhã será eleito o novo presidente do país. Mais de 20 políticos, entre os quais se encontram o atual primeiro-ministro da Somália, Nur Hassan Hussein, o líder da oposição, Sheikh Ahmed, e vários líderes militares, apresentaram a candidatura à Presidência.

De acordo com analistas, Ahmed e Hussein são os dois políticos com mais chances de ser escolhidos para o cargo.

O ministro da Informação do Djibuti, Ali Abdi Farah, fez o discurso de abertura da reunião de hoje, no qual destacou o compromisso do país "para ajudar a resolver e formar um Governo".

Farah também condenou o ataque suicida que aconteceu no sábado em Mogadíscio e que deixou 22 mortos, e pediu aos líderes políticos que abandonem suas disputas e se dediquem a resgatar o povo da Somália.

Sheikh Sharif Sheikh Ahmed, líder da oposição moderada Aliança para a Nova Libertação da Somália (ARS), disse na reunião que o partido condena o ataque suicida, "já que não há razão para continuar matando gente após ter conseguido a retirada das tropas etíopes do território nacional".

A Somália vive em um estado de anarquia e não possui um Governo forte desde que o ditador Mohammed Siad Barre foi deposto, em 1991.

EFE aa/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG