Líderes palestinos chegam a Doha para cúpula árabe sobre Gaza

Cairo, 16 jan (EFE).- Os líderes dos grupos palestinos Hamas, Khaled Meshaal, Jihad Islâmica, Ramadan Shalah, e Frente Popular para a Libertação da Palestina, Ahmad Yibril, chegaram hoje a Doha para participar de uma cúpula árabe sobre o conflito em Gaza.

EFE |

A rede de televisão catariana "Al Jazira" informou que, além disso, foi confirmada a presença do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, enquanto a Turquia, que também decidiu participar, mandará um representante do primeiro-ministro.

A cúpula sobre Gaza, cujo começo está programado para as 12h30 (7h30, Brasília) contará com dez países dos 22 que compõem a Liga Árabe.

A reunião, convocada pelo Catar para abordar a crise de Gaza, coincide hoje com uma cúpula ministerial da Liga Árabe no Kuwait, que foi organizada independentemente à de Doha, o que reflete a divisão entre os árabes sobre como tratar o conflito.

A reunião no Catar foi apoiada pelos integrantes da chamada linha dura da Liga Árabe, integrada pelos anfitriões, além de Síria e Sudão, que contam com a oposição de nações moderadas, como Egito, Arábia Saudita e Jordânia, que decidiram não participar.

Apesar de que para os países árabes se reunirem em uma cúpula seja necessária a aprovação de 15 dos 22 países da Liga Árabe, o Catar decidiu seguir adiante com a realização da reunião. EFE nq/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG