Sydney (Austrália), 12 mar (EFE).- O primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, se reunirá hoje durante sua primeira visita oficial à Austrália com seu colega australiano, Kevin Rudd, com quem falará sobre a retirada das últimas tropas do país no Iraque.

Maliki, que ficará quatro dias na Austrália, chegou na quarta-feira ao país e foi recebido por Rudd, que o acompanhará em vários atos oficiais, entre eles uma visita ao Parlamento em Canberra. O premiê iraquiano aproveitou para depositar flores no túmulo do Soldado Desconhecido.

O líder iraquiano também conhecerá pessoalmente vários soldados australianos que estiveram no Iraque.

As conversas entre Maliki e Rudd têm como objetivo estabelecer "um novo panorama para uma relação moderna" entre ambas as nações, explicou o ministro de Exteriores australiano, Stephen Smith.

Smith se reunirá com seu colega iraquiano, Hoshyar Zebari, a quem fará uma oferta para que a Austrália reforce sua ajuda para a recuperação e desenvolvimento civil do Iraque com uma contribuição adicional de 160 milhões de dólares locais australianos (US$ 104 milhões) em agricultura, educação e justiça.

Os ministros também abordarão a eventual retirada de quase 150 militares australianos que permanecem no Iraque como funcionários do Departamento de Defesa, ou para proteger diplomatas. EFE mg/db

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.