Declaração de San Salvador - Mundo - iG" /

Líderes ibero-americanos fecham cúpula com Declaração de San Salvador

San Salvador, 31 out (EFE) - A 18ª Cúpula Ibero-Americana foi encerrada hoje após a assinatura da Declaração de San Salvador, que recolhe a vontade política de envolver plenamente a juventude na dinâmica de desenvolvimento.

EFE |

O presidente de El Salvador, Elías Antonio Saca, reconheceu no ato de fechamento que, embora "Juventude e Desenvolvimento" tenha sido o eixo central, "não nos afastamos da realidade econômica e da conjuntura internacional".

"A estabilidade financeira é um fator essencial para apoiar as ações", ressaltou.

Os chefes de estado e de Governo de 22 países ibero-americanos debateram durante três dias sobre o lema central da cúpula, mas as propostas para enfrentar a crise financeira global dominaram os discursos e as muitas reuniões bilaterais.

"A região ibero-americana quer participar com uma só voz da transformação de algumas coisas que falharam", disse Saca, resumindo o sentimento geral.

Antes do encerramento oficial, o cantor espanhol Alejandro Sanz, a colombiana Shakira, e Fher Olvera, o vocalista do grupo mexicano Maná, apresentaram aos líderes de América Latina, Espanha e Portugal a fundação ALAS de apoio à infância. EFE va/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG