Líderes europeus querem examinar futuro do Tratado de Lisboa em outubro

Os dirigentes europeus querem examinar o futuro do Tratado de Lisboa após o não irlandês em sua próxima reunião de cúpula de meados de outubro, segundo um projeto de conclusão de sua reunião que termina nesta sexta-feira obtido pela AFP.

AFP |

"O Conselho Europeu acompanha a sugestão da Irlanda de voltar a tratar este tema durante a reunião de 15 de outubro de 2008 para examinar os caminhos a serem seguidos", ressalta o projeto de texto, que ainda poderá sofrer modificações durante a última sessão da reunião de cúpula de Bruxelas, nesta sexta-feira de manhã.

No momento, no projeto de conclusão, os chefes de Estado e de Governo da União Européia se mostram muito prudentes a respeito do caminho a seguir.

Limitam-se a constatar que "19 Estados membros" da UE já ratificaram o Tratado e que o processo de ratificação "é mantido nos outros países".

O projeto de conclusão acrescenta que "o Conselho Europeu decidiu que é necessário mais tempo para que a situação seja analisada".

Vários chefes de governo desejam um projeto mais nítido que ressalte a determinação dos outros países em concluir o processo de instauração do Tratado de Lisboa, cujo objetivo é fazer com que a UE ampliada funcione melhor, mas a República Tcheca -cujo atual governo é eurocético- parece dificultar o processo.

cat-ylf/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG