Líderes europeus expressam apoio a Olmert e Mubarak por trégua em Gaza

Berlim, 17 jan (EFE).- A chanceler alemã, Angela Merkel, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, e o primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brow, expressaram hoje, em carta conjunta, seu apoio ao chefe do Governo israelense, Ehud Olmert, e ao presidente egípcio, Hosni Mubarak, por seus esforços por um cessar-fogo durável em Gaza.

EFE |

"Alemanha, França e Reino Unido, junto com outros aliados, apóiam os esforços dos Governos israelense e egípcio em favor de um cessar-fogo durável", afirmam os três líderes europeus, em um documento divulgado pela Chancelaria alemã.

Na carta, expressam ainda o "compromisso" dos três países de contribuir "com uma série de medidas" para conseguir esse cessar-fogo, e oferecem sua "estreita cooperação" aos Governos de Israel e Egito para alcançá-lo.

"Queremos expressar nossa esperança de que um cessar-fogo durável em Gaza dê uma dinâmica nova para uma paz duradoura no Oriente Médio", conclui a carta.

A carta é divulgada à véspera da conferência internacional sobre Gaza que acontecerá amanhã na localidade litorânea egípcia de Sharm el-Sheikh. EFE gc/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG