Líderes do Leste Europeu pedem que Obama não esqueça a região

Varsóvia, 16 jul (EFE).- Os líderes do Leste Europeu, como o Nobel polonês Lech Walesa e o ex-presidente tcheco Vaclav Havel, escreveram uma carta aberta ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, na qual pedem a Washington que não se esqueça da região e lhe lembram que deve manter uma política firme frente à Rússia.

EFE |

Os signatários insistem em que seus países são fiéis aliados de Washington, mas reconhecem que essa aliança enfrenta agora uma grande prova, especialmente após os recentes movimentos da diplomacia americana, afirma hoje a imprensa polonesa.

"A nova Administração de Obama ajusta suas prioridades em política externa", diz esta carta, onde seus autores lamentam que os EUA deem por certo que o Leste Europeu é uma região com "orientação transatlântica", o que faz com que se esteja desatendendo esta zona e se comece a dirigir a atenção a outras áreas consideradas mais estratégicas.

Para muitos analistas, esta região europeia deixou de ser uma prioridade para a Casa Branca após a vitória de Obama, que parece decidido a mudar a orientação mantida pela anterior Administração de George W. Bush.

Um exemplo está no projeto de posicionar na Polônia e na República Tcheca o escudo antimísseis americano, um ambicioso projeto impulsionado por Bush para evitar ataques balísticos a partir de países como o Irã, e que parece não entusiasmar o novo presidente americano. EFE nt/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG