Aquila - Mundo - iG" /

Líderes do G8 dormirão em quartel de L Aquila

Roma, 28 mai (EFE).- Os líderes do Grupo dos Oito (G8, que reúne os setes países mais desenvolvidos e a Rússia) dormirão no Quartel da Guarda de Finanças de Coppito, uma paróquia de LAquila, cidade que foi devastada pelo grande terremoto e onde acontecerá a cúpula do organismo entre os dias 8 e 10 de julho, informa hoje o diário La Repubblica.

EFE |

Por enquanto, apenas a delegação americana confirmou que Barack Obama dormirá no Quartel, no qual também pernoitarão os líderes de França, Alemanha, Japão, Reino Unido, Rússia, Canadá, Itália e o presidente da União Europeia (UE), assim como outros dirigentes internacionais convidados para a cúpula.

O diretor de Defesa Civil, Guido Bertolaso, qualificou de "importante" essa confirmação, "pela solidariedade em relação às vítimas, e também por uma questão de sobriedade neste momento de crise internacional".

A cúpula estava prevista para acontecer na Sardenha, mas após o terremoto que causou quase 300 mortes, o primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, decidiu transferir o encontro para o epicentro do sismo, um lugar agora mais que inóspito.

Para que a Administração americana desse seu sinal verde foi necessário uma visita prévia de Elisabeth Dible, da Embaixada dos EUA na Itália e que descreveu o quartel de Coppito como "muito seguro e bem organizado". EFE cps/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG