Washington, 22 ago (EFE) - O presidente do Comitê de Assuntos Exteriores da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, Howard Berman, viajou hoje à Geórgia junto ao legislador George Miller para entregar ajuda humanitária e levantar o moral do povo georgiano, informou hoje seu escritório. Esperamos que nossa presença demonstre a solidariedade americana e levante o moral do povo georgiano, disse Berman antes de partir à Geórgia junto a Miller, presidente do Comitê de Política Democrata. Os dois legisladores, que chegaram à Geórgia em um avião militar C-17 com ajuda humanitária, se reuniram com o presidente Mikhail Saakashvili, outros funcionários do Governo georgiano e membros do Parlamento. Eles também se reuniram com o embaixador dos EUA em Tbilisi, John F. Tefft, indicou o escritório de Berman em comunicado.

Tanto Berman quanto Miller disseram ser favoráveis a que o Congresso americano aprove, assim que retomar suas sessões legislativas, em setembro, um pacote de ajuda para a reconstrução da Geórgia e para colaborar com as vítimas do conflito com a Rússia.

Miller transmitiu aos funcionários georgianos a posição dos democratas de que "as tropas russas devem se retirar da Geórgia imediatamente, tal como prometeram".

"Devem ser restabelecidas as fronteiras da Geórgia e respeitada sua soberania nacional", acrescentou. EFE mp/db

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.